No 67º aniversário dos Atómicos
No passado domingo, dia 4 de Novembro, Repolão viveu mais uma tarde histórica. Os Atómicos comemoraram mais um aniversário da sua já longa e importante vida social e desportiva. O evento deste ano foi dedicado à figura do antigo presidente. Engº Manuel de Campos Silvestre. que foi homenageado com grande carinho por toda a comunidade atómica.
Congregando mais de 500 convivas e na presença das mais altas individualidades locais a cerimónia decorreu num ambiente de grande confraternização. Juntaram-se à festa dos Atómicos para além de muitas outras pessoas ilustres do concelho, o Sr. Presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Manuel Nunes, os vereadores Joaquim Jesus, Laura Pires, Lília Águas e Henrique Tomás, o presidente da Junta, Márcio Oliveira e toda a estrutura diretiva atual dos Atómicos liderados pelo seu presidente da direção, Eng Miguel Roque Bouça. Para além do homenageado, acompanhado duma grande parte da sua família, estiveram ainda representadas muitas dais mais importantes associações culturais e desportivas da região.
Depois de um largo espaço de convívio preenchido por excelente refeição servida pela Escola Profissional de Vagos coube ao Presidente dos Atómicos iniciar a homenagem da tarde. Miguel Roque Bouça no seu discurso de abertura começou por lembrar o motivo da presença de tão grande número de convivas referindo os 67 anos de vida do clube e a homenagem a uma figura tão importante na associação como o seu antigo presidente Eng Manuel Silvestre, que também contribuiu para a dinâmica dos Atómicos e que hoje se consubstancia em 612 sócios, numa atividade desportiva repartida pelas secções de futebol, basquetebol e karaté onde movimenta mais de 150 jovens do concelho. Igualmente recordou o benemérito da associação, comendador Almeida Roque, que enviou uma carta lembrando a ocasião e fez uma significativa contribuição financeira de 5000€. Miguel Roque Bouça lembrou ainda a importância decisiva do comendador nas mais importantes obras dos Atómicos agradecendo publicamente ao comendador o seu importante contributo. O presidente manifestou o reconhecimento à Câmara Municipal e Junta de Freguesia pelo seu constante apoio ao clube bem assim como às empresas patrocinadoras e aos sócios em geral. Lembrou que sem esses apoios a atividade social e desportiva do clube era impossível referindo a determinante ação dos sócios responsáveis pelas secções do clube. A assembleia empolgou-se manifestando-se com uma grande ovação.
De seguida Miguel Roque dirigiu-se ao homenageado, Eng Silvestre, lembrando os seus 5 mandatos e 10 anos de presidência dos atómicos e a ação decisiva que teve na gestão e lançamento de projetos na associação, ficando no entanto a cargo do Eng Alberto Nunes Cardoso o elogio e apresentação do homenageado da tarde. O orador apresentou o homenageado lembrando o seu notavel percurso académico, profissional e social dando relevo ao tempo dedicado aos Atómicos. Definindo o Manuel Silvestre como um homem sonhador e solidário evidenciou as suas qualidades morais e intelectuais ao longo do seu percurso de vida dedicado aos outros. Nesse particular lembrou os projetos deixados pelo homenageado para o futuro da associação e as suas principais obras nas quais se integram a definição dos espaços da sede, o incremento do futsal, o lançamento da secção de basquetebol e a organização de algumas provas de BTT e atletismo.
DESAFIOS LANÇADOS
Na hora de discursar, Manuel Silvestre visivelmente emocionado por tão grande assistência, começou por agradecer a todos os que vieram e sobretudo lembrou todos aqueles associados que fazem mexer os atómicos diariamente repartindo com eles a homenagem que lhe ofereceram. Dedicou o prémio aos seus Pais, Avó e ao tio António Campos. Lembrou com especial carinho a sua esposa, Alexandra e os filhos.
Manuel Silvestre aproveitou a ocasião para lançar alguns desafios para o futuro dos atómicos e da sua terra mostrando quanto pensa no futuro e no desenvolvimento da sua terra. Aproveitando a presença do Padre Francisco desafiou-o a lançar uma grupamento de escuteiros no prazo de 3 anos e a necessidade de recentrar o centro paroquial.
Lembrou ao presidente da junta a importância da Universidades Sénior e de a centrar na escola velha da cidade.
Ao Presidente da Câmara pediu que os serviços possam melhorar na ajuda da organização de processos para candidaturas a fundos e projetos e sugeriu a abertura duma ligação rodoviária desde o parque dos atómicos até Recamonde. Lembrou que essa ligação para além de melhorar as acessibilidades poderia até promover a fixação de nova indústria
Alguns destes desafios foram sublinhados por grande ovação da assistência.
Subiu ao palco depois o Sr Presidente da Câmara. Agradeceu o convite dos Atómico e lembrou a importância da obra humana e física da coletividade neste dia de festa e convívio. Em nome da Câmara dirigiu palavras de gratidão e admiração ao trabalho das gentes do Repolão e em especial ao homenageado da tarde de que lembrou os tempos em que consigo compartilhou o executivo da câmara e que, malgrado as diferenças de partido, sempre colocou em primeiro lugar o seu concelho e a sua terra. Lembrou a ousadia de Manuel Silvestre em lançar desafios neste dia e aos quais mostrou concordância e intenção de ajudar a concretizar. Lembrou a todos os presentes o significativo apoio que a Câmara presta aos clubes não só financeiramente como logisticamente cedendo as instalações desportivas municipais.
A festa terminou como uma foto dos órgão sociais com o homenageado e com o cantar dos parabéns pelos 67 anos de vida dos Atómicos.
